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Regra muda e só empreendedor individual pode comprar táxi sem IPI
Seg, 08 de Julho de 2013 13:06
A Receita Federal promoveu algumas alterações em instrução normativa que trata da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para compra de veículos por motoristas de táxi.
Segundo Instrução Normativa nº 1.368, publicada hoje no "Diário Oficial a União" para modificar o documento anterior de 2009, o direito de adquirir um veículo com isenção de IPI só será dado uma vez a cada dois anos e aplica-se aos casos em que o interessado esteja enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI).
Na instrução normativa anterior, o benefício também só poderia ser utilizado uma vez a cada dois anos, porém, sem limite do número de compras. Além disso, não havia necessidade de estar no MEI.
O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Além dessas mudanças, agora, o beneficiário terá que apresentar nota fiscal relativa à última aquisição de veículo com isenção do IPI junto com a via da autorização anteriormente concedida e não utilizada.
No caso de transferência de benefício por transferência (cônjuge, companheiro ou herdeiro), a Receita passou a exigir que o pleiteante anexe ao requerimento a autorização concedida ao titular.

A Receita Federal promoveu algumas alterações em instrução normativa que trata da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para compra de veículos por motoristas de táxi.

Segundo Instrução Normativa nº 1.368, publicada hoje no "Diário Oficial a União" para modificar o documento anterior de 2009, o direito de adquirir um veículo com isenção de IPI só será dado uma vez a cada dois anos e aplica-se aos casos em que o interessado esteja enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI).

Na instrução normativa anterior, o benefício também só poderia ser utilizado uma vez a cada dois anos, porém, sem limite do número de compras. Além disso, não havia necessidade de estar no MEI.

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12 dicas de jovens empreendedores para ter sucesso
Seg, 01 de Julho de 2013 18:18
Crescer com sustentabilidade e ter metas audaciosas são algumas dicas para quem deseja ter sucesso em seu negócioNão importa se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, o sucesso de um negócio é o que todo empreendedoralmeja. O reconhecimento varia de negócio para negócio, mas todo empresário sabe que é preciso dedicar-se e aprender com os próprios erros para ter sucesso.Veja algumas dicas de jovens empreendedores para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento.Lance o seu produto o quanto antesCertas decisões podem fazer toda a diferença no rumo do seu negócio. “É muito fácil se perder em detalhes e funcionalidades que podem vir a ser importantes, mas nada ganha do MVP (produto mínimo viável) no quesito de eficiência. Teste seu produto no mercado o quanto antes, faça mais testes, analise os dados e fale com seus clientes. Mude rapidamente, se algo não estiver dando certo”, explica Florian Hagenbuch, CEO e fundador da Printi, plataforma de serviços de impressão online.Tenha uma rede de relacionamentos fortePara Maria Fernanda Antunes, CEO do Cuponation, o networking é importante no começo do negócio. “Tente conversar e conhecer a maior quantidade de pessoas possível: outros empreendedores, seus concorrentes, investidores, e outros stakeholders. Redes de relacionamento profissionais também ajudam muito a encontrar as pessoas que poderão te ajudar”, explica.
Crescer com sustentabilidade e ter metas audaciosas são algumas dicas para quem deseja ter sucesso em seu negócio
Não importa se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, o sucesso de um negócio é o que todo empreendedoralmeja. O reconhecimento varia de negócio para negócio, mas todo empresário sabe que é preciso dedicar-se e aprender com os próprios erros para ter sucesso.
Veja algumas dicas de jovens empreendedores para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento.
Lance o seu produto o quanto antesCertas decisões podem fazer toda a diferença no rumo do seu negócio. “É muito fácil se perder em detalhes e funcionalidades que podem vir a ser importantes, mas nada ganha do MVP (produto mínimo viável) no quesito de eficiência. Teste seu produto no mercado o quanto antes, faça mais testes, analise os dados e fale com seus clientes. Mude rapidamente, se algo não estiver dando certo”, explica Florian Hagenbuch, CEO e fundador da Printi, plataforma de serviços de impressão online.
Tenha uma rede de relacionamentos fortePara Maria Fernanda Antunes, CEO do Cuponation, o networking é importante no começo do negócio. “Tente conversar e conhecer a maior quantidade de pessoas possível: outros empreendedores, seus concorrentes, investidores, e outros stakeholders. Redes de relacionamento profissionais também ajudam muito a encontrar as pessoas que poderão te ajudar”, explica.
Foque no planejamento
Lucas Maceno, sócio fundador e coordenador de produção da Tecverde, acredita que é essencial que um jovem empreendedor perceba, o quanto antes, que o caminho do empreendedorismo vai além de encontrar uma ideia certa. “O caminho é feito de planejamento fundamentado, execução comprometida com resultados e análise crítica constante do planejamento e da execução”, afirma.
Tenha metas audaciosas
Acreditar nas pessoas que trabalham com você, resolver o problema do cliente e ter metas audaciosas a longo prazo são três fatores que Diego Martins, presidente da Acesso Digital, acredita. “Acho que existe uma crença de que qualquer empresa não deve ser profissionalizada no começo”, afirma. Mas, para ele, é extremamente vantajoso que o empreendedor pense grande.
Foque na execução
Juliana Duarte, cofundadora da Tricae, loja virtual especializada em produtos infantis, explica que muitas pessoas têm receito de começar uma startup por não ter uma ideia inovadora. “O dia-a-dia, a gestão do negócio e a transpiração são capazes de transformar ideias médias ou boas em grandes empresas. Meu conselho para todo mundo que quer empreender é focar em execução”, diz.
Cuidado com as métricas
“Esqueça a ideia, mostre os resultados da sua execução. Tenha claro seus objetivos e defina os resultados esperados de cada um”, recomenda Saulo Arruda, presidente do StartupMS, associação de empreendedores de startups de Mato Grosso do Sul, e mentor na Germinadora e Startup Dojo. Para ele, alguns dados usados para medir o desempenho levam a conclusões precipitadas. “Ao invés da quantidade de novos usuários, mostre o aumento do percentual de conversão da sua estratégia de ganho de usuários ao longo do tempo”, ensina.
Estude o mercado
Para Caio Davidoff, sócio fundador da PagCom, um empreendedor deve, sim, fazer um plano de negócios. “Estudar o mercado, fazer um business plan, estar atento aos erros e nunca desistir no primeiro problema. É importante errar para acertar”, explica.
Monte o melhor time
Para Marcio Furtado, sócio da CashMonitor, o sucesso só é saudável quando vem aos poucos. Além disso, ele acredita que um empreendedor tem que colocar a mão na massa e estar sempre presente no seu negócio. "Desde o começo, é importante pensar em montar o melhor time possível e sempre estar rodeado por pessoas que são melhores que você", explica.
Seja o exemplo
Para Alykhan Karim, cofundador do Sonoma, curadoria de vinhos online, liderar e motivar sua equipe não é só convencer as pessoas a trabalharem muito. “Você tem que seguir motivando, todos os dias, mas também criar uma cultura que permite que eles sejam reconhecidos pelos esforços individuais, mostrar a diferença do trabalho de cada um faz a diferença na empresa”, explica.
Priorize as tarefas diárias
Para Amador Gonçalves, CEO e cofundador do Ofertas de E-mail, empreender com sucesso demanda foco. “Para isso é preciso otimizar o tempo, priorizando as tarefas diárias que são mais importantes para a gestão do negócio”, explica. Além disso, ele acredita que o impossível realmente não existe para o verdadeiro empreendedor.
Seja o advogado do seu cliente
Para Felipe Rezende, fundador e diretor executivo da Evobooks, empreendedores não devem perder o foco em gerar real utilidade para os clientes. Para ele, é essencial que o empresário assuma o papel de advogado do cliente no desenvolvimento do produto. “Visitamos as escolas com frequência e ouvimos desde os alunos mais jovens até os professores mais experientes. São eles próprios quem nos inspiram em algumas das melhores ideias", explica.
Tenha uma visão 360º da empresa
Aprender com os erros faz parte da rotina de um empreendedor. Pedro Assis, CFO e cofundador da startup Logovia, afirma que é importante ter uma visão geral da empresa. “Você terá que decidir acerca do time certo para comandar o negócio e as estratégias certeiras para captar clientes”, explica.

Crescer com sustentabilidade e ter metas audaciosas são algumas dicas para quem deseja ter sucesso em seu negócioNão importa se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, o sucesso de um negócio é o que todo empreendedoralmeja. O reconhecimento varia de negócio para negócio, mas todo empresário sabe que é preciso dedicar-se e aprender com os próprios erros para ter sucesso.Veja algumas dicas de jovens empreendedores para quem deseja ter sucesso no seu empreendimento.

Lance o seu produto o quanto antes

Certas decisões podem fazer toda a diferença no rumo do seu negócio. “É muito fácil se perder em detalhes e funcionalidades que podem vir a ser importantes, mas nada ganha do MVP (produto mínimo viável) no quesito de eficiência. Teste seu produto no mercado o quanto antes, faça mais testes, analise os dados e fale com seus clientes. Mude rapidamente, se algo não estiver dando certo”, explica Florian Hagenbuch, CEO e fundador da Printi, plataforma de serviços de impressão online.

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Sebrae/SC promove semana de formalização para microempreendedor
Sex, 28 de Junho de 2013 18:08

 

Atendimento individual, formalização, informações sobre crédito, oficinas e cursos acontecem de 1 a 6 de julho, em mais de 25 cidades do Estado
Aumentar o número de microempreendedores individuais formalizados e capacitá-los são os principais objetivos da 5ª Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae/SC em Criciúma, Tubarão, São Miguel do Oeste, Maravilha, Joaçaba, Caçador, Videira, Lages, Xanxerê, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, São José, Palhoça, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Blumenau e Rio do Sul. O atendimento e a formalização serão feitas em tendas montadas no centro das cidades, nas agências  de atendimento e em unidades móveis do Sebrae/SC das 9h às 18h e, no sábado, das 9h às 12h.
Sérgio Cardoso, diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, destaca que o objetivo do Sebrae/SC vai muito além da formalização. “Santa Catarina possui mais de cem mil microempreendedores individuais, é um montante significativo para a economia do Estado e que precisa ter condições de manter suas atividades e de crescer cada vez mais. Por isso a capacitação e orientação são tão importantes”, enfatiza.
A formalização como microempreendedor individual beneficia os trabalhadores autônomos que faturam até R$ 60 mil ao ano. São mais de 400 atividades passíveis de formalização. Com carga tributária diferenciada, os microempreendedores individuais são isentos de quase todos os tributos do Simples. Eles pagam uma taxa fixa mensal de 5% do valor do salário mínimo para a Previdência Social e mais R$ 1,00 de ICMS, se atuarem no setor de indústria ou comércio; ou R$ 5,00, se forem da área de serviços.
Outras vantagens do EI são o acesso às compras públicas e a crédito mais barato e facilitado, como no Programa Juro Zero, do Governo catarinense, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Badesc, Amcred e Sebrae/SC. O registro do microempreendedor individual é simples, rápido e gratuito, feito no site www.portaldoempreendedor.gov.br
.Mais informaçoes pelo 0800 570 0800.

Atendimento individual, formalização, informações sobre crédito, oficinas e cursos acontecem de 1 a 6 de julho, em mais de 25 cidades do Estado

Aumentar o número de microempreendedores individuais formalizados e capacitá-los são os principais objetivos da 5ª Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae/SC em Criciúma, Tubarão, São Miguel do Oeste, Maravilha, Joaçaba, Caçador, Videira, Lages, Xanxerê, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, São José, Palhoça, Garopaba, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Blumenau e Rio do Sul. O atendimento e a formalização serão feitas em tendas montadas no centro das cidades, nas agências  de atendimento e em unidades móveis do Sebrae/SC das 9h às 18h e, no sábado, das 9h às 12h.

Sérgio Cardoso, diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, destaca que o objetivo do Sebrae/SC vai muito além da formalização. “Santa Catarina possui mais de cem mil microempreendedores individuais, é um montante significativo para a economia do Estado e que precisa ter condições de manter suas atividades e de crescer cada vez mais. Por isso a capacitação e orientação são tão importantes”, enfatiza.

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Vantagens impulsionam a formalização de empreendedores individuais
Qui, 20 de Junho de 2013 13:34
LOC/REPÓRTER: O Programa do Empreendedor Individual já ultrapassou a marca de 3 milhões e cem mil brasileiros formalizados. Segundo o Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine (foto), a grande adesão desse público se deve pelas vantagens que o programa oferece.
TEC/SONORA: Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine.
“O programa tem mostrado uma adesão diária muito grande, às vezes você tem dias com inscrições de três, quatro mil trabalhadores por conta própria. E acho que o sucesso do programa se deve a grande vantagem que ele tem de garantir proteção social com custo muito baixo, de apenas 5% sobre o salário-mínimo, e, além de tudo, possibilitar vantagens do ponto de vista de formalização e crescimento dos empreendimentos”.
LOC/REPÓRTER: Para se tornar um empreendedor individual, o trabalhador por conta própria pode se inscrever pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br. Depois, só é preciso pagar a contribuição previdenciária de apenas 5% do salário-mínimo, o que equivale atualmente a 33 reais e noventa centavos. O empreendedor individual passa então a ter todas as vantagens que a Previdência Social oferece.

O Programa do Empreendedor Individual já ultrapassou a marca de 3 milhões e cem mil brasileiros formalizados. Segundo o Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine, a grande adesão desse público se deve pelas vantagens que o programa oferece.

Diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Rogério Nagamine.“O programa tem mostrado uma adesão diária muito grande, às vezes você tem dias com inscrições de três, quatro mil trabalhadores por conta própria. E acho que o sucesso do programa se deve a grande vantagem que ele tem de garantir proteção social com custo muito baixo, de apenas 5% sobre o salário-mínimo, e, além de tudo, possibilitar vantagens do ponto de vista de formalização e crescimento dos empreendimentos”.

Para se tornar um empreendedor individual, o trabalhador por conta própria pode se inscrever pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br. Depois, só é preciso pagar a contribuição previdenciária de apenas 5% do salário-mínimo, o que equivale atualmente a 33 reais e noventa centavos. O empreendedor individual passa então a ter todas as vantagens que a Previdência Social oferece.

Blog da Previdência Social - 18/06/2013

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SC atinge a marca de cem mil MEIs
Sex, 14 de Junho de 2013 16:36

Microempreendedores individuais faturam até R$ 60 mil por mês. A maioria atua na prestação de serviços

 

Nesta semana Santa Catarina atingiu a marca de cem mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados. O Estado é o 11º com o maior número de MEIs do país. Entre as vantagens da formalização está a possibilidade de emitir nota fiscal e todos os direitos previdenciários garantidos, como auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria, além de acesso ao crédito mais barato e facilitado. Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Cardoso, a formalização traz também a oportunidade de crescimento.
“Ao entrar no mercado formal, muitos microempreendedores individuais observam aumento no número de clientes, já que a possibilidade de emitir nota fiscal amplia o acesso a novos mercados, como grandes empresas e o poder público”, destaca Cardoso.
O Sebrae integra o grupo que reúne órgãos públicos e instituições de apoio aos micro e pequenos negócios responsáveis por colocar o Micrompreendedor Individual em prática e por definir estratégias para seu aprimoramento. Além de incentivar e ajudar os microempreendedores no processo de registro, o Sebrae orienta quem já se formalizou para fortalecer e desenvolver seus empreendimentos.
“Conseguimos tirar nossos empreendedores da informalidade, o desafio agora é zelar para que estes empreendedores prosperem na atividade e que as políticas públicas sejam favoráveis. Mais do que comemorar a marca, precisamos garantir que eles permaneçam na formalidade e cresçam cada vez mais”, acrescentou Cardoso. Para isso, o Sebrae/SC desenvolve uma série de cursos, capacitações e oficinas especificamente para os microempreendedores.
Elisabeth de Oliveira fez a formalização como MEI em 2011 para participar de uma concorrência para vender ovos de páscoa para uma empresa. Ela foi escolhida para fazer os 700 ovos de chocolate e 16 mil bombons que a contratante precisava. Logo depois, Elisabeth ganhou mais duas concorrências. “Só pude participar das tomadas de preço porque sou formalizada, e foram essas vendas grandes que impulsionaram meu negócio. Hoje, os próprios funcionários das empresas são meus clientes, encomendam meus doces para festas de casamento e aniversários, por exemplo”, conta.
Criado em julho de 2009 para incentivar a formalização de profissionais que trabalham por conta própria, o programa contabiliza mais de três milhões de MEIs no país. Os inscritos no MEI pagam uma contribuição mensal ao INSS de 5% do salário mínimo e R$ 1,00 para quem trabalha com o comércio ou com a indústria e R$ 5,00 para prestadores de serviços. As duas cobranças vêm no mesmo boleto.

Nesta semana Santa Catarina atingiu a marca de cem mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados. O Estado é o 11º com o maior número de MEIs do país. Entre as vantagens da formalização está a possibilidade de emitir nota fiscal e todos os direitos previdenciários garantidos, como auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria, além de acesso ao crédito mais barato e facilitado. Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Cardoso, a formalização traz também a oportunidade de crescimento.

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